VIVENDO SEM O VERBO

VIVENDO SEM O VERBO



Dinâmica: Abençoando uns aos outros

Material: Garrafa pet vazia e com tampa.

 

O líder coloca o grupo sentado formando um círculo, a garrafa é entregue na mão de alguém, está pessoa vai girar a garrafa no meio do grupo no chão e onde a ponta da garrafa parar, a pessoa que girou vai ter que dizer uma palavra abençoadora para a outra. Faça isso até que todos tenham participado. Não importa se mais de uma vez alguém for abençoado.

Objetivo: Devemos sempre ter uma palavra abençoadora para a outra pessoa. Provérios 15:23 (alguém do grupo para faz a leitura).

 

Estudo do Grupo: 

 

VIVENDO SEM O VERBO: João 1:1-4


  • Definição

Podemos entender o verbo como o elemento que, dentro de uma frase, permite àquele que fala ou escreve situar eventos no tempo com relação ao momento em que seu discurso está sendo produzido.

De uma maneira geral, verbos exprimem ações, mas muitos deles também permitem manifestar sentimentos, sensações, estados e fenômenos naturais. É próprio de um verbo evocar um processo, isto é, o desenrolar de eventos para os quais podemos identificar seu início e fim.

 

  • Função

O verbo funciona como um articulador entre os diferentes elementos que constituem uma frase. Assim, podemos entendê-lo como um núcleo que, uma vez combinado com estes outros elementos, assegura um sentido à frase.

Se suprimido, os outros elementos são privados de um elo entre eles, o que torna difícil compreender o propósito da mensagem a ser transmitida.

 

EXEMPLO:

. Porque Deus o mundo de tal maneira que o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele não, mas tenha a vida eterna. 
João 3:16


O texto embora conhecido perdeu sem seu real sentido, uma mensagem tão importante sem a utilização do verbo tornou difícil a compreensão da mensagem do escritor.

 Podemos perceber que como uma frase perde seu real significado sem a presença do verbo, a vida humana também não tem significado se o VERBO de Deus, que é Jesus, a Palavra também não existir nesta vida.

A vida só poderá ter seu verdadeiro sentido quando Jesus for a parte principal, dando assim sentido a todas as outras coisas.

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. 
João 1:14

 

Pergunta para o grupo: Começa com o lider perguntando quem nasceu em um lar evangélico, quem ainda não aceitou a Jesus como Senhor de sua vida e quem não nasceu em um lar evangélico. Isso é apenas para que o líder possa começar fazer a pergunta direcionada a cada circunstância.

 

1)  Como você acha que seria sua vida se Jesus não fizesse parte dela? (Pergunta para os que nasceram num lar evangélico).

2)  Como era sua vida sem a presença de Jesus e como ela é agora? ( Pergunta para os que não nasceram em um lar evangélico).

3) Se possível nos conte uma experiência em sua vida onde a presença de Jesus foi quem fez toda a diferença.

 

Nossa vida foi criada por Deus; uma vida onde sua presença não está não tem sentido, é como a frase sem o verbo, nós até podemos viver a vida, mas ficará difícil entender o real sentido de todas as coisas.


Bom estudo!

Pastora Rosana Barbosa